
Diversidade – mais que uma tendência, um mindset:
A mais forte tendência do estudo e mais adotada pelas empresas avaliadas. Importante considerar que precisamos tratar o tema de forma ampliada pois diversidade sem inclusão e pertencimento simplesmente não existe.
Novos modelos de entrevista e avaliação de candidatos:
As entrevistas tradicionais ainda não desapareceram e ainda são utilizadas em larga escala pela maioria das companhias. O ponto é que o processo ainda é muito dependente da experiência, habilidade, credibilidade e conhecimento do recrutador. Assim, quando precisamos escalar o processo de entrevistas em uma companhia encontramos alguns obstáculos como:

Data Analytics:
Aquisição de talentos sempre foi uma profissão de pessoas, motivo pelo qual boa parte dos profissionais da área ainda vem de áreas humanas. Com o advento da tecnologia e enorme disponibilidade de dados, gradativamente a atividade vem se tornando mais e mais uma atividade de dados e números, pressionando os executivos de talentos a tomarem decisões mais baseadas em dados e informação que no instinto ou “feeling”.Inteligência artificial:
Os impactos do advento da inteligência artificial serão sentidos por todas companhias e áreas que as compõem. Por conseguinte, no mundo do recrutamento, inicialmente recrutamentos massivos serão os primeiros a serem impactados pela chegada da IA o que permitirá que recrutadores trabalhem de forma mais rápida e menos sujeita a falhas.
