Mudança de cultura familiar para multinacional

Descubra como importante grupo familiar acelerou sua transformação cultural e conexão ao modelo de uma multinacional.

Desafio

Nesse projeto fomos chamados para um desafio bastante singular. Tratava-se de uma empresa multinacional, que já se encontrava há décadas no Brasil e com operação representativa. O Controller anterior ajudou na construção da empresa na região desde o início, o que segundo a matriz hoje trazia aspecto de empresa familiar.

O antigo executivo acabou desligado e  estavam com uma equipe considerada frágil. A matriz exigia um substituto no prazo máximo de 10 dias, pois estavam em processo orçamentário. Caso a subsidiária no Brasil não cumprisse o prazo, perderia o poder de escolher o novo executivo, ficando decisão essa a cargo da matriz.

Ainda, o processo seletivo estava aberto há mais de 9 meses e 3 consultorias (incluindo multinacionais) já haviam atuado no projeto. Mesmo com as consultorias não finalizando o processo a companhia teve que pagar um valor de 60% do total dos honorários em 2 desses projetos, ocasionando um prejuízo representativo.

O que a Evermonte fez

Começamos entendendo qual a cultura que deveria ser implantada, auxiliamos a desenhar os valores da nova corporação e a identificar empresas que haviam passado por um processo similar nos últimos 10 anos.

Em relação ao prazo estipulado pela matriz de 10 dias, conseguimos traçar planos dentro do projeto utilizando a metodologia Evermonte Agile Recruitment. Dentro dessa metodologia implantamos as melhores práticas de projetos ágeis no mercado de recrutamento, onde conseguimos em apenas 3 dias apresentar executivos finalistas ao nosso cliente.

Dentro da Evermonte estruturamos uma área chamada Evermonte People Analytics que reúne todas as informações públicas e provindas de entrevistas dos candidatos. Devido ao cliente estar localizado no interior do Rio Grande do Sul, em uma região de cultura típica alemã, utilizamos o nosso mapeamento de Controllers com empresas de culturas similares. Reunindo esses dados conseguimos traçar então o perfil do profissional ideal, destacar a remuneração correta para o novo colaborador, quais seriam as métricas a serem entregues e como deveria ser o perfil de gestão perante a equipe.

O processo seletivo envolveu uma avaliação de 296 Controllers em 8 estados do Brasil.

Resultados

Em menos de 48 horas conseguimos apresentar 2 perfis que estavam alinhados com as expectativas do cliente. Utilizando nossa plataforma de Evermonte – People Analytics, apresentamos o nosso Dashboard do mapeamento do processo seletivo,  embasando a nossa decisão perante a matriz.

A remuneração do profissional ficou aproximadamente 35% abaixo do que estavam negociando inicialmente com outros candidatos, o que gerou mais uma economia significativa. Apresentamos o projeto de modo claro ao candidato, garantindo que o mesmo não estava vindo para o projeto baseado em remuneração e sim atraído pelo belo desafio que teria.

Além de auxiliar no processo de sucessão e na mudança cultural, conseguimos prover uma economia que não era esperada pela empresa.

Atualmente o profissional reporta diretamente ao CFO global, sendo considerado como provável sucessor do atual CEO Brasil.

1
Executivos mapeados
0 %
Saving
0 %
Avaliação do cliente

“Nossa experiência com a Evermonte foi muito positiva. No primeiro momento havia certa desconfiança pois diversas consultorias haviam falhado no mesmo projeto mas acabamos surpreendidos com o resultado assertivo e consultivo.”

CEO Brasil

Translate »