Qual o impacto da Inteligência Artificial em um processo de recrutamento executivo?

inteligencia-artificial-recrutamento-executivo

A Inteligência Artificial está mudando a indústria do recrutamento de lideranças.

Em um futuro próximo, boa parte da triagem realizada pelos Headhunters vai partir da Inteligência Artificial, como softwares de reconhecimento facial e de voz, sofisticados algoritmos de análise de comportamento, IA personalizada para cada cliente, entre outros.

De antemão, a Inteligência Artificial para o processo de recrutamento executivo trata-se do aprendizado e solução de problemas que podem ser automatizados através de softwares e mecanismos para agilizar partes do fluxo de trabalho, especialmente quando falamos em tarefas repetitivas e de alto volume.

Afinal de contas, como selecionamos o executivo ideal para nosso cliente e, ao mesmo tempo, oferecemos uma ótima experiência para o candidato

É aqui que a Inteligência Artificial nos auxilia e exerce seu valioso papel, porém não podemos deixar de mencionar que a melhor experiência deve contar com a IA, mas também com parte dos processos de forma humanizada.

Neste artigo exploraremos a IA ​​no universo do Recrutamento Executivo e o futuro dessa tecnologia tão importante para o nosso mercado.
Acompanhe:

por que a inteligência artificial é importante

Por que a Inteligência Artificial é importante?

Sobretudo, além da facilidade de lidar com uma grande quantidade de currículos de forma mais objetiva, a Inteligência Artificial possui o poder de auxiliar na triagem de currículos, evitando possíveis falhas no processo de recrutamento executivo.

A tecnologia da IA faz com que vários detalhes importantes não passem despercebidos no momento de avaliar as atribuições e soft skills de um candidato.

Ou seja, tendo como parâmetro o perfil definido pelo especialista líder do projeto, ela explora de maneira objetiva os dados apresentados.

Benefícios da Inteligência Artificial no momento de selecionar o candidato ideal

  • Construção do modelo de candidato com mais facilidade;
  • Orientar os candidatos em todo o processo de contratação através de automações;
  • Analisar dados das habilidades e comportamentos dos candidatos;
  • É possível realizar a análise de profissionais a nível nacional e internacional;
  • Localizar os melhores executivos enquanto os colaboradores podem trabalhar em outras demandas;
  • Maior base de comparação;
  • Otimizar o processo da base de recrutamento, no caso de buscas e eventuais conversas via chatbot.

Além disso, não podemos deixar de citar nesse tópico que o uso da Inteligência Artificial auxilia também no encontro de vários executivos de alta qualidade que podem ter sido rejeitados em processos anteriores, mas que se adequarão no processo para outra companhia.

Benefícios para a consultoria e colaboradores

Entre agendar entrevistas, selecionar candidatos e tentar entender as necessidades em constante evolução de nossa equipe de Headhunters, acima de tudo, as tarefas maçantes e manuais são a última coisa com que desejamos lidar.

Utilizando a Inteligência Artificial da forma correta, ela atua como um “personal assistant” para os nossos Headhunters.

  • Análise de desempenho e motivação de colaboradores;
  • Capacidade de classificar os currículos de candidatos com mais facilidade;
  • Automatizar diversos processos;
  • Localizar os melhores executivos enquanto os colaboradores podem trabalhar em outras demandas;
  • Localizar executivos de outras regiões: Não teríamos apresentado profissionais da nossa short list provindos da China, Vietnã e Colômbia se não fosse pela IA.

A Inteligência Artificial faz com que possamos ter uma visão nacional e internacional. Consideramos delicado um processo de recrutamento executivo mapear somente profissionais regionais.

inteligência artificial no processo de recrutamento executivo

Como posso implantar uma IA em um processo de recrutamento?

Para que a tecnologia da Inteligência Artificial seja aplicada da forma correta e possa trazer as otimizações necessárias, todas as ferramentas utilizadas precisam ser personalizadas e alimentadas com dados, o que acaba demandando certo tempo até que a IA esteja acostumada com suas configurações e comece a trazer seus benefícios.

Por exemplo, as ferramentas devem ser personalizadas sobre o perfil do candidato e, dificilmente, tratando-se de recrutamento executivo, a companhia terá 2 posições de Diretoria Financeira no mesmo ano. Logo, o treinamento é extremamente demorado.

Passos para implementação:

  • Identificar as cadeiras que a inteligência artificial irá atuar:

    Trainees, estagiários, normalmente para a base, pois a alta gestão preferem recrutamentos no modelo híbrido, não um processo 100% automatizado.

  • Necessidade grande de base de dados:

    Utilize chatbots, Inteligência Artificial para processos que são conduzidos com frequência.

    Diretorias, gerências conduzidas a cada 2, 3 ou 5 anos, não é recomendado utilizar inteligência artificial, pois normalmente existe pouca base de dados. A IA da Evermonte é especializada em cargos de direção e gerência, pois conduzimos mais de 50 projetos de Diretoria Financeira, por exemplo.

  • Escolha do parceiro ATS;
  • Treinamento da rede neural;
  • Teste da rede neural;
  • Otimizações;

inteligência artificial e suas desvantagens

Desvantagens da Inteligência Artificial

Por mais favorável que possa ser a capacidade da IA ​​de encontrar candidatos adequados, ela também acaba por ignorar, não priorizar ou até rejeitar grandes executivos. 

Dessa forma, lembramos que a Inteligência Artificial não irá substituir totalmente o papel do Headhunter, pois ainda existem alguns pontos de desvantagens que são necessários o caráter humano.

A importância da conversa, reconhecimento visual e empatia no momento da tomada de decisão na entrevista são áreas que tratam das relações humanas e dificilmente serão substituídas.

Existem dois contras que mais levamos em consideração:

Ser impessoal

Acima de tudo, utilizando dessa tecnologia, não é possível conectar-se tão bem aos candidatos quanto uma pessoa especialista faz.

O processo de contratação pode parecer menos pessoal para o Headhunter e para o candidato com chatbots alimentados por IA. Embora possa tornar o trabalho mais simples e eficaz, pode acabar levando à falta de comunicação.

Por essa razão, o uso de chatbots aplica-se normalmente envolvendo projetos de suporte à gestão (assistentes, analistas e especialistas), pois os executivos a serem contratados se sentem mais distantes do processo e dificilmente aplicarão em alguma vaga, principalmente tratando-se de uma posição de uma diretoria financeira, onde a confiança é fortemente levada em consideração para se fechar um processo. 

Candidatos tendem a ser menosprezados

Por mais benéfica que possa ser a capacidade da Inteligência Artificial ​​de encontrar candidatos adequados, ela também tem o potencial de ignorar, diminuir a prioridade ou até rejeitar grandes executivos que poderiam fazer a diferença na companhia.

Dessa forma, como tende a olhar estritamente para experiências anteriores ou outros pontos de dados relevantes, a IA pode não fazer o acompanhamento com alguém que poderia ser adequado para uma função, apesar de não ter tanta experiência relevante.

Outros contras que também devem ser considerados:

  • A Inteligência Artificial só avalia profissionais que aplicam nas vagas, não necessariamente os melhores;
  • Depende da atratividade da companhia perante ao mercado executivo;
  • Não se tratará de um projeto sigiloso (somente será sigiloso quando uma empresa de consultoria especializada realizar o recrutamento).


Além disso, executivos de alta gestão preferem não ser avaliados somente por processos de Inteligência Artificial.

Nossa área de people analytics realizou um levantamento onde 93% dos executivos entrevistados informaram que não gostariam de participar de projetos 100% automatizados.

Portanto, possuímos um processo de negociação próprio, já que quando tratamos de trazer o melhor profissional possível, precisamos ter uma negociação complexa.


qual o processo ideal utilizando inteligência artificial

Então qual é o processo ideal?

Sugerimos o processo híbrido, que é o que utilizamos na Evermonte, fazendo uso da Inteligência Artificial e também contando com Headhunters especialistas nas áreas que entrevistam, para que o processo de contratação seja automatizado, otimizando o tempo do especialista e do candidato, porém não deixando de lado as conversas para que a experiência não deixe de ser humanizada.

E por que o processo híbrido é o ideal?

  1. É possível avaliar mais candidatos do que somente a Inteligência Artificial irá apresentar: com um especialista da área é possível conseguir verificar inclusive alternativas de mercados que não foram pensados no início;

  2. Negociações complexas de pacotes: hoje o pacote executivo não é composto somente de remuneração fixa, remuneração variável de curto prazo e benefícios.

    i. Em vários projetos, nas posições de C-Level (diretoria) existem pacotes de remuneração de longo prazo complexos, como stock options, phantom options, cláusulas de Cliff e entre outras.

    ii. Inclusive nós realizamos uma aprimorada pesquisa de remuneração para executivos em C-Level. Caso queira receber o material, entre nesse link.

  3. Sigilo: ao usar uma consultoria a empresa tem sigilo, o que facilita tanto na negociação de pacotes, pois ao ser entrevistado o candidato não sabe para qual posição e empresa se trata.


otimização de custos na  inteligência artificial

Otimização de Custos

Sobretudo, tomar a decisão de contratar um novo executivo para a companhia demanda certo tempo e possui um custo relativamente alto.

Enquanto consultorias tradicionais podem chegar a demorar mais de duas semanas para apresentar profissionais dentro do perfil necessário, onde em um processo, após o desenvolvimento da nossa IA nós apresentamos profissionais em apenas 1 semana.

Ao contratar o executivo ideal para a posição demandada, você reduz a rotatividade e economiza dinheiro em treinamento, bônus de assinatura e outras despesas associadas à contratação de novos profissionais.

Segundo o artigo da USI, a Society for Human Resource Management (SHRM) estima que o custo médio de reposição de um funcionário assalariado é de seis a nove meses de salário.

Para um funcionário que ganha $ 60.000 por ano, isso totaliza aproximadamente $ 30.000 a $ 45.000 em custos de recrutamento e treinamento.

Outros estudos estimam que esse número seja significativamente mais alto – até duas vezes o salário anual do funcionário, especialmente para funcionários de alto rendimento ou de nível executivo.

Do mesmo modo que é benéfico para o cliente, é também para a consultoria, pois o apoio de ferramentas tecnológicas permitem que o líder do projeto concentre a inteligência não no processo de contratação, e sim na escolha dos melhores candidatos e, consequentemente, quando o recrutamento de executivos é bem organizado e possui os especialistas certos, gera colaboradores 20% mais produtivos.

Além disso, os resultados impactam o crescimento da empresa em longo prazo, são observados dentro do alcance das metas.

 inteligência artificial e recrutamento
img: Maia Josebachvili – article by Medium


LGPD e a inteligência artificial

LGPD na Inteligência Artificial

Acima de tudo, quando falamos em Inteligência Artificial, não podemos deixar de citar a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.853, de 8 de julho de 2019), que está em vigor no Brasil desde o dia 18 de setembro de 2020.

Segundo o levantamento da empresa de pesquisa ESI ThoughtLab, empresas que obtiveram alto ROI para seus projetos de IA (mais de 5%) implementaram amplamente ou totalmente as principais práticas de gerenciamento de dados, rastreamento de resultados e segurança, privacidade e ética.

E como nos adaptamos à LGPD e ao mesmo tempo desfrutamos das otimizações que a Inteligência Artificial traz para o recrutamento executivo?

Tomamos alguns cuidados específicos e realizamos mudanças em nossos processos.

Dessa forma, agrupamos as informações com extrema transparência e autorização expressa dos candidatos, além de mantermos o sigilo do cliente (quando solicitado).

Conclusão

Existem diversos aplicativos no mercado baseados nessa tecnologia, nós utilizamos uma tecnologia um pouco diferente das nacionais.

Nossa plataforma é validada pela Universidade de Cambridge, entretanto você pode encontrar outras ferramentas bastante utilizadas no mercado como o Deepgram, Gupy, entre outros, e seu número provavelmente aumentará consideravelmente.

Aqui na Evermonte já utilizamos Inteligência Artificial própria e personalizada. Dessa forma, conseguimos conduzir projetos de alta gestão extremamente particulares, entrevistando candidatos não tradicionais e levando o executivo ideal para o cliente.

Portanto, entendemos que se não olharmos pelo menos para as possibilidades que a tecnologia baseada na Inteligência Artificial traz para nossa organização, estaremos perdendo oportunidades.

Não porque colaboradores podem ser substituídos pela IA na companhia, mas porque libera nosso tempo para realizar tarefas mais importantes, como por exemplo, ouvir e ter empatia com os candidatos quando eles precisam e entender com clareza a necessidade de nossos clientes.

Deseja saber mais como o nosso processo funciona? Solicite o contato de um de nossos Headhunters através do email [email protected]



Siga a Evermonte nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

Instagram Facebook | Twitter LinkedIn

www.evermonte.com

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Captcha obrigatório
Obrigado pelo seu cadastro. Em breve entraremos em contato.

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

A Evermonte faz parte do grupo Evermonte Executive Search. Grupo de recrutamento e seleção executivo com reconhecida experiência no mercado nacional. A Evermonte está estruturada com as melhores práticas digitais para atender os mais complexos projetos no território brasileiro realizando o recrutamento e seleção de profissionais para alta gerência, C-Level e Top Management.

Queremos
escutar você

Entre em contato:

Captcha obrigatório
Obrigado pelo seu cadastro. Em breve entraremos em contato.

Porto Alegre

Av. Praia de Belas 1212 – 1123
CEP 90110-000
51 3533-8460

Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2125 2º andar
CEP 88015-530
(48) 3029-3460

Este site faz uso de cookies. Ao acessar o site www.evermonte.com , você concorda com a inclusão de cookies em seu dispositivo.