Por que investir em EVP (Employee Value Proposition) em 2019?

Um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações modernas é propiciar um ambiente que permita um investimento psicológico do trabalhador em seu ambiente profissional.

O Employee Value Proposition (EVP), é definido por um conjunto de associações oferecidas pela organização em troca das capacidades, habilidades e experiências que os funcionários trazem para a organização.

Esta abordagem é centrada nos colaboradores, onde estes são os executores das estratégias apresentadas através do EVP, impactando diretamente a identidade da marca. Em outras palavras, o EVP de uma marca ou organização acaba por ser consequência direta da relevância que esta empresa atribui aos seus funcionários.

As empresas consideradas bem sucedidas conseguiram atingir este nível, devido ao esforço empregado em desenvolver ambientes de trabalho voltados para a valorização de seus recursos humanos e ao seu posicionamento frente ao cliente; estratégias estas criadas a partir de seu EVP.

O EVP deve identificar as políticas, processos e programas que demonstrem aos seus funcionários o compromisso da empresa com o crescimento individual de cada um, enfatizando seu desenvolvimento e reconhecimento contínuo, ou seja, é preciso entender os principais motivos pelos quais as pessoas escolherão se comprometer com esta organização.

Neste sentido, propiciar um ambiente de trabalho positivo, através das práticas de uma Proposta de Valor bem estabelecida, possibilita que empregados encarem as demandas como desafios e, de maneira motivada, desenvolvam novas habilidades e conhecimentos para atingir seus objetivos.

Estas práticas, alinhadas ao planejamento estratégico da organização, vêm ocasionando significativa adesão por parte da força de trabalho, tornando os resultados visíveis através de pesquisas geradas pelos profissionais de recursos humanos, que devem atuar como um facilitador entre as áreas e garantir que as experiências de funcionários e clientes sejam integradas e alinhadas.

Portanto, o EVP não permite somente uma melhora significativa em termos de resultados, produtividade e retornos financeiros para a empresa, mas impacta no processo de desenvolvimento dos trabalhadores. Isto garante não só a uma mudança no comportamento do indivíduo, mas de sua relação com o contexto em que está inserido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *