Qual a diferença entre BI e Data Science?

Ambos aplicam técnicas de análise aos dados, mas a sua abordagem, tecnologia e função diferem de diversas maneiras.

Hoje, muito se fala no uso de dados para subsidiar decisões estratégicas dentro das organizações, mas com a enorme quantidade de conceitos, acabamos por misturar um pouco essas informações, podendo acarretar confusões em um processo seletivo.

O Analista de BI analisa dados históricos a fim de saber o que aconteceu, enquanto o Cientista de Dados também analisa dados históricos com o objetivo de prever o que pode acontecer.

Trazendo mais clareza aos conceitos, podemos caracteriza-los da seguinte forma:

Business Intelligence (BI) – o objetivo do Analista de BI é converter dados brutos em insights de negócio que os líderes e gestores possam utilizar para tomar decisões. Os Analistas de BI usam ferramentas e métodos específicos para criar produtos como dashboards, visualizações e relatórios a partir de conjuntos de dados estruturados.
Portanto, para um Analista de BI poder atuar na construção destes reportes é necessário que a empresa possua um esquema de dados bem definido e estruturado na fonte, como Data Warehouses e Bancos Transacionais. A partir destas bases, ele poderá realizar análises descritivas e retrospectivas respondendo o que aconteceu em um determinado momento ou período de tempo passado.

Data Science (Ciência de Dados) – o objetivo do Cientista de Dados, de forma geral, é o mesmo que de um Analista de BI. Ou seja, transformar dados em insights para apoiar as lideranças na tomada de decisão. Cientistas de Dados muitas vezes empregam o método científico para a exploração de dados, formação de hipóteses e testes de hipóteses através de simulação e modelagem estatística.
Geralmente qualificados em matemática, estatística e programação, podem utilizar técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) para encontrar padrões e obter insights de grandes conjuntos de dados que estão relacionados com uma linha de negócio específica, ou com o negócio em geral, gerando modelos preditivos.

 

Em resumo, o papel de um Analista de BI é encontrar padrões e tendências nos dados históricos de uma organização. Enquanto o BI é amplamente baseado na exploração de tendências passadas, a Ciência de Dados consiste em encontrar os preditores e significado dessas tendências.
Sendo assim, o objetivo principal de um Analista de BI é avaliar o impacto de certos eventos nas operações cotidianas de uma empresa, ou comparar o desempenho de uma empresa com o de outras empresas no mesmo mercado. Por outro lado, o Cientista de Dados é o responsável por avaliar como esses eventos impactam o futuro da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *