Qual o CDO correto para o futuro da sua empresa?

À medida que as empresas avançam para alcançar um futuro cada vez mais digital, elas mantêm um olhar atento sobre que tipo de executivo precisam para liderar este caminho. O Chief Digital Officer, ou CDO (embora existam algumas variações no título, tais como Diretor de Inovação, Diretor de Transformação Digital, entre outros) é a pessoa que definirá a estratégia digital da empresa e executará sua transformação multifuncional para um modelo parcial ou, até mesmo, totalmente digital.

A escolha do executivo correto é fundamental para o sucesso digital da companhia. Ao mesmo tempo, para atrair os melhores talentos, as empresas devem demonstrar aos candidatos que possuem o compromisso de alto nível e real investimento na estratégia digital, modelo de governança estruturado e roteiro de transformação.

Empresas que ainda estão procurando por um CDO (e até mesmo algumas que já nomearam um líder digital, ainda que apenas temporariamente) lutam para encontrar o executivo que melhor se adapte aos seus objetivos estratégicos, modelo de negócios e operações atuais. Esta é uma tarefa difícil e o executivo deve entrar nesta nova posição com a experiência, personalidade, habilidades de liderança e agressividade necessária para realizar a transformação esperada.

De acordo com artigo da Strategy& da PWC intitulado “The Right CDO for your company’s future – The Five Archetypes of a Chief Digital Officer”, para ajudar as empresas a encontrar o CDO certo, foram definidos cinco “arquétipos” de CDO – o Pensador Progressivo, o Disruptor Criativo, o Defensor do Cliente, o Inovador Tecnológico e Universalista. Estes modelos são uma indicação da gama potencial de funções e recursos de um CDO.

PENSADOR PROGRESSIVO
A missão deste executivo é pensar imaginativamente sobre como os negócios poderiam ser transformados por meio da digitalização e fornecer inspirações para uma estratégia totalmente digital. Atuando diretamente com o CEO, o Pensador Progressivo normalmente se concentrará no desenvolvimento de estratégia e inovação em toda a companhia. Ao mesmo tempo trará ideias inovadoras e métodos de top companies do mercado. Indústrias mais tradicionais, como produtos químicos, petróleo, gás e mineração, que já têm um forte conjunto de diferenciação, mas ainda não se beneficiaram da digitalização, devem considerar um Pensador Progressivo. Isto é, um CDO que pode trazer a inspiração e os conhecimentos necessários para digitalizar a estratégia atual de uma empresa.

DISRUPTOR CRIATIVO
Ao contrário do Pensador Progressivo, o Disruptor Criativo oferece uma abordagem prática para o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias e modelos de negócios. Este profissional pode ser especialmente valioso em empresas que enfrentam severas alterações resultantes da digitalização em indústrias orientadas para o consumidor, como o varejo e bens de consumo. Ele terá que trabalhar diretamente com o CEO em uma abordagem orientada a negócios para gerar a competitividade que levará ao crescimento da receita e ao aumento rentabilidade, muitas vezes incorporando ideias e tecnologias inexistentes em suas estruturas e convenções tradicionais de sua indústria.

DEFENSOR DO CLIENTE
Esses executivos, geralmente oriundos da posição de CMO, são orientados para a satisfação do cliente. Como resultado, eles são mais adequados para empresas e indústrias voltadas para o consumidor final, como varejo, bancos e serviços. O Defensor do Cliente se concentra no desenvolvimento do relacionamento com o cliente e experiência do usuário utilizando metodologias como design thinking em todos os canais, digitais e físicos. Sendo assim, é responsável não apenas pelas vendas, mas pela manutenção do relacionamento e acompanhamento pós-venda também.

INOVADOR TECNOLÓGICO
Muito similar ao CIO, este CDO promove o uso de novas tecnologias para transformar toda a cadeia de valor da empresa, fornecendo a base tecnológica para novos modelos de negócios digitais através de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), People Analytics e Business Intelligence. O objetivo deste profissional não é reconstruir a empresa, mas sim trabalhar dentro dos limites da indústria, aproveitando as tecnologias digitais para obter diferenciais competitivos através da velocidade, eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios baseado na combinação de serviços digitais com produtos físicos. Indústrias de manufatura podem considerar estes executivos para otimizar ainda mais suas cadeias de suprimentos e trazer novas tecnologias digitais para suas fábricas.

UNIVERSALISTA
A missão deste CDO é gerenciar todos os aspectos e todas as alavancas de criação de valor de uma transformação digital completa. O mais visionário dos cinco arquétipo – o Universalista – só pode ter sucesso tendo carta branca do CEO e poder de execução total, orientando o desenvolvimento da estratégia digital como parte da estratégia corporativa global, planejando novos modelos de negócios, supervisionando o marketing digital e a experiência do cliente, aumentando a eficiência operacional e digitalizando a forma como os colaboradores fazem seu trabalho. O Universalista deve, também, ser responsável pela Gestão da Mudança Cultural para o modelo digital. Este CDO é especialmente adequado para empresas que encontram dificuldades em seus esforços para se adaptar ao mundo digital e, portanto, precisa de um executivo que possa executar uma transformação abrangente.

diretor-de-inovação

Atrair o CDO certo para sua empresa exigirá mais do que um alto salário. Os melhores profissionais são motivados por seu desejo interno de realizar a mudança, transformar empresas, trazendo-as para a era digital, e ver que seus esforços são bem sucedidos através de resultados competitivos reais. Portanto, ao procurar um CDO, não espere alguém que se encaixe em uma definição tradicional de executivos seniores. Pela sua própria natureza, a digitalização requer uma mentalidade diferente, uma pessoa familiarizada com uma variedade de novas tecnologias que podem ser bastante desconhecidas para o seu atual board de executivos, e que podem trazer um novo olhar para os desafios envolvidos na transformação digital.

Um bom caminho para atrair os melhores profissionais é mostrar aos candidatos o real interesse na transformação digital, incluindo recursos em termos de pessoas e investimento disponíveis para implementá-la e abrir espaço para mais experimentação sistemática e abordagem de aprendizagem.

À medida que a demanda por CDO’s aumenta, a competição pelos melhores profissionais apenas se intensificará. No entanto, muitas empresas continuam sem saber o que querem ou precisam de um líder digital. A chave está em entender onde você está no seu caminho para a maturidade digital e ter um plano de transformação claro que irá alavancar sua empresa. Com este conhecimento em mãos você será capaz de definir muito mais objetivamente o perfil de CDO que melhor irá guiá-lo por este caminho.

Fonte: PWC Strategy& – The Right CDO for your company’s future – The Five Archetypes of a Chief Digital Officer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *