Um futuro impulsionado por People Analytics

A concorrência por profissionais qualificados está cada vez mais dinâmica. Grandes corporações perdem talentos e lideranças para startups, empresas locais possibilitam crescimento acelerado além de novas possibilidades de carreira. Por trás disso está um novo e acelerado movimento de People Analytics impulsionado pela transformação digital.

Nas próximas duas décadas, a força de trabalho como conhecemos vai sofrer uma mudança radical e sem precedentes. Isso nos levará a um nova era, onde algumas posições e funções desaparecerão inteiramente devido à automação e à inteligência artificial, enquanto outras irão mudar profundamente. Além disso, novas habilidades e capacidades precisarão ser desenvolvidas pelos profissionais. Esses drivers exigirão das empresas um design organizacional ágil, altamente adaptável e equipes engajadas.

PEOPLE ANALYTICS
À medida que essas dinâmicas se entrelaçam, o People Analytics se tornará uma ferramenta para atrair e gerenciar os melhores profissionais. No entanto, diferentemente dos softwares de gestão típicos de hoje, o  People Analytics entra em um forte contraste com o status quo, pois  o acesso a estas tecnologias estarão igualmente nas mãos dos colaboradores como das lideranças. Esse novo empoderamento tecnológico irá forjar novas relações de trabalho, com o colaborador assumindo um controle cada vez maior de seu próprio desenvolvimento. Toda essa transformação será sustentada por um crescimento exponencial de habilidades digitais e análise de dados. Este fenômeno é conhecido como Internet das pessoas (IoP – Internet of People).

INTERNET DAS PESSOAS
A IoP é central para a visão sobre o futuro do trabalho e como vamos ajudar a capacitar organizações, de multinacionais estabelecidas a startups em desenvolvimento. Este novo paradigma proporcionará aos usuários um nível sem precedentes de empoderamento, centrado nas pessoas, utilizando heurística cognitiva e interfaces humano/máquina. Os humanos e seus dispositivos pessoais já não são vistos meramente como usuários finais de aplicativos, mas elementos ativos da Internet e dos sistemas à sua disposição. Com isto, mapeamos e fornecemos aos usuários um maior nível de acesso a dados que nunca tiveram para adquirir maior conhecimento sobre seus talentos e potenciais e gerando insights para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

INOVAÇÃO
People Analytics será a base para ajudar na promoção de equipes de trabalho engajadas, com os funcionários possuindo maior empoderamento e controle seus dados. Estes profissionais poderão assumir a responsabilidade ativa de seu desenvolvimento, maximizando seus resultados e desempenho alinhados às necessidades e objetivos organizacionais por meio de uma série de painéis e interfaces. Da mesma forma, plataformas, integradas com reconhecimento de voz, irão garantir que empresa e seus colaboradores desfrutem de uma experiência de inteligência artificial mais humana.

Com as organizações migrando para estruturas de negócios e equipes cada vez mais ágeis, as ferramentas de People Analytics, integradas aos dados do próprio cliente, irão garantir que cada momento possa se tornar um aprendizado e oportunidade de treinamento. Além disto, com os ciclos de recrutamento se tornando cada vez mais rápidos, atualizações para avaliações e outras soluções digitais farão processos mais suaves para os candidatos, com análises simplificadas e uma maior ênfase em vídeos, gamificação e realidade virtual, para garantir que os profissionais permaneçam engajados e possam demonstrar todo o seu potencial.

Fonte: Cognisess 2020 Vision (Parceiro oficial Evermonte no Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *